Volkswagen demite 800 funcionários da fábrica Anchieta, em São Paulo
Volkswagen demite 800 funcionários em São Paulo e causa revolta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Mais de sete mil trabalhadores entraram em greve em protesto, na terça-feira, dia 06.

Cerca de sete dos 13 mil funcionários da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) entraram em greve na manhã de terça-feira, 6. Os empregados do primeiro turno paralisaram os trabalhos em protesto à demissão de 800 trabalhadores da fábrica Anchieta, primeira planta da montadora construída fora da Alemanha em 1959.

Ainda sem pronunciamento oficial, as discussões com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista continuam. A decisão da empresa fere um acordo assinado que deveria garantir estabilidade até 2016. No entanto, a fabricante afirma que o acordo precisa ser revisto porque foi feito em um momento de alto crescimento no mercado automobilístico. Diferente da situação atual.

A queda geral da indústria automobilística de 2014 em relação ao ano anterior é um dos fatores que contribuiu para a decisão. Além do cenário nacional desanimador, a marca perdeu 13,5% de mercado no país, fazendo com que a Volkswagen caísse para a terceira posição das maiores do país. Após 27 anos de domínio, o Gol perdeu liderança para o novo Pálio, da Fiat.

Em contrapartida à queda de popularidade no Brasil, no mundo a montadora superou a japonesa Toyota e é a atual líder mundial em vendas, com 9,9 milhões de carros entregues.

Com informações do Estado de São Paulo e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor