Volkswagen demite 800 funcionários da fábrica Anchieta, em São Paulo
Cerca de sete dos 13 mil funcionários da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) entraram em greve na manhã de terça-feira, 6. Os empregados do primeiro turno paralisaram os trabalhos em protesto à demissão de 800 trabalhadores da fábrica Anchieta, primeira planta da montadora construída fora da Alemanha em 1959.
Ainda sem pronunciamento oficial, as discussões com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista continuam. A decisão da empresa fere um acordo assinado que deveria garantir estabilidade até 2016. No entanto, a fabricante afirma que o acordo precisa ser revisto porque foi feito em um momento de alto crescimento no mercado automobilístico. Diferente da situação atual.
A queda geral da indústria automobilística de 2014 em relação ao ano anterior é um dos fatores que contribuiu para a decisão. Além do cenário nacional desanimador, a marca perdeu 13,5% de mercado no país, fazendo com que a Volkswagen caísse para a terceira posição das maiores do país. Após 27 anos de domínio, o Gol perdeu liderança para o novo Pálio, da Fiat.
Em contrapartida à queda de popularidade no Brasil, no mundo a montadora superou a japonesa Toyota e é a atual líder mundial em vendas, com 9,9 milhões de carros entregues.
Com informações do Estado de São Paulo e do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.