Vendas no comércio varejista voltam a cair em fevereiro, diz IBGE
Depois da alta de 0,3% em janeiro, as vendas do comércio varejista recuaram 0,1% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o mesmo mês de 2014, a queda foi de 3,1%. Os dados, que fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), foram divulgados nesta terça-feira, 14.
Das oito atividades pesquisadas, cinco apresentaram baixa no número de vendas de janeiro para fevereiro. No setor de combustíveis e lubrificantes, a diminuição foi de 5,3% no volume de vazão. O aumento dos preços da gasolina e do diesel diminuiu a demanda pelos produtos e impactou diretamente no varejo, segundo analistas do IBGE.
Dentre os setores que também tiveram baixa procura estão o de móveis e eletrodomésticos, que apresentaram queda de 1,3% em relação a janeiro; de equipamentos para escritório, informática e comunicação, cujas vendas caíram também 1,3%; de tecidos, vestuários e calçados, que recuaram 0,7% e o setor de hiper e supermercados, cuja diminuição nas vendas foi mais modesta, 0,2%.
Já os setores que apresentaram alta no volume de consumo foram o de artigos de uso pessoal e doméstico; o de livros, jornais, revistas e papelaria e o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que tiveram alta de 1,8%, 1% e 0,8%, respectivamente.
Com informações da Folha de São Paulo e da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.