Vendas de veículos em janeiro caíram mais de 30% em relação a dezembro
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta quinta-feira, 5, os números sobre o crescimento e a produção das montadoras no país. A queda nas vendas de janeiro em relação a dezembro é de 31,4% e, em comparação com o primeiro mês do ano passado, o recuo foi de 18,8%.
É natural que no início do ano as vendas de veículos tenham leve diminuição, mas neste ano, o fator principal que fez a redução passar dos 30% foi a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor. O imposto havia sido diminuído há três anos para estimular o consumo e manter a economia aquecida num cenário de crise econômica internacional.
Apesar da baixa nas vendas, os resultados mostram um modesto avanço na produção de carros novos, de 0,4% ante dezembro. Mesmo assim, a produção de veículos foi 13,7% menor que a de janeiro de 2014. A produção acumulada nos últimos 12 meses teve redução de 14,9%.
O tempo de estoque atualmente é de 38 dias, um número alto que preocupa a indústria. Algumas montadoras estão com planos de demissão voluntária abertos, o que deve causar um impacto ainda maior no setor no próximo mês.
A Anfavea espera para o ano, um crescimento de 4,1% na produção nacional.
Com informações da Agência Brasil e da Folha de São Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.