Vendas de carros novos caem mais de 27% em maio de 2015
Segundo a Anfavea, nos quatro primeiros meses de 2015, a indústria automotiva brasileira produziu 1,092 milhões de unidades em comparação com o mesmo período de 2014.

As vendas de veículos automotores caíram 27,5% de maio de 2014 para maio deste ano, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), principal representante das montadoras, no país. Foi a pior resultado da indústria automotiva em oito anos.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 8, também apontam para uma queda de produção de 25,3% na comparação do mês com o mesmo período do ano passado.

Em relação ao mês de abril, a queda na produção foi de 3,4% e das vendas de carros novos, de 3,2%. Entre licenças, férias coletivas e licenças remuneradas, a indústria automotiva soma 25 mil funcionários afastados do trabalho e o nível de emprego caiu 1% em um mês, no setor.

O acumulado da produção dos quatro primeiros meses do ano também caiu. Segundo o levantamento, houve baixa de 19,1%, ou seja, 1,092 milhão de unidades a menos que o primeiro terço de 2014.

As previsões para o ano também pioraram. Em abril, a Associação previa uma queda de 10% na produção de veículos, mas de acordo com o relatório referente ao mês de maio, a Anfavea agora projeta uma diminuição de 17,8% neste índice. Espera-se também baixa nas vendas no ano de 20,6% para carros comerciais leves, caminhões e ônibus.

Com informações da Folha de S. Paulo e do Estado de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor