Turismo no Brasil deve crescer até 16,2% neste ano
Em 2016, segundo estudo do Governo Federal, as perspectivas de crescimento do turismo no Brasil para 2016 são positivas. De nove segmentos pesquisados, sete estimam crescimento no faturamento neste ano. O levantamento envolveu as 80 maiores empresas brasileiras da área – responsáveis por um faturamento de R$ 64,6 bilhões e 115 mil postos de trabalho em todo o país.
Nos segmentos de locação de automóveis, transporte rodoviário e operadoras de turismo, mais de 90% dos pesquisados afirmam que irão investir novos recursos nos próprios negócios este ano. As locadoras de automóveis lideram a lista, com um aumento projetado de 9,6% no faturamento e de 16,2% no quadro de funcionários.
As perspectivas de aumento de faturamento ocorrem também no turismo receptivo (8,3%), transporte rodoviário (6,6%), meios de hospedagem (5%) promotores de feiras (3,1%), agências de viagem (2,5%) e operadoras de turismo (0,8%).
O número de colaboradores deve crescer também entre os organizadores de eventos que estimam aumento de 3,2%, e no turismo receptivo, em 2,1%. O estudo foi feito pela Fundação Getúlio Vargas por encomenda do Ministério do Turismo.
Turismo no Brasil durante as Olimpíadas
As Olimpíadas, que começam no dia 5 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, devem atrair entre 350 a 500 mil visitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Entre as estratégias do governo está a campanha “Brazil is open for you!”, que convida cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e do Japão a conhecer o Brasil. A iniciativa pretende alcançar mais de 70 milhões de pessoas desses quatro países, que, recentemente, foram liberados de apresentar o visto para entrar no Brasil.
A liberação de visto para esses turistas, um trabalho da Embratur junto ao Ministério de Relações Exteriores, deve-se a grande tradição olímpica desses países, que têm histórico importante de emissores de turismo para o Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.