O transporte aéreo de passageiros no Brasil apresentou crescimento expressivo em quase uma década e meia. De acordo com um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o aumento no número de passageiros foi de 210% entre 2000 e 2014, saltando de 32 milhões para 120 milhões de pessoas.

O principal motivo para esse aumento é a redução no valor das passagens. Ainda de acordo com o estudo, os preços caíram 43,1% de 2002 a 2014. Para a CNT, essa queda foi impulsionada pela liberdade tarifária registrada na ultima década no Brasil.

Mas, a CNT acredita que há espaço para uma expansão ainda maior. O número de viagens cresceu 163%, jogando a média anual por pessoa de 0,19 em 2000 para 0,50 no ano passado. Mas, a entidade considera o número baixo na comparação com outros países. Na Austrália, o índice é de 2,44 viagens por ano. Já nos Estados Unidos, 2,10 e no Canadá, 1,23.

Reflexo disso é o aumento de 24,7% no aproveitamento dos voos dentro do Brasil (assentos ocupados/assentos oferecidos). Em 2000, as companhias alcançavam 64,4% dos assentos ocupados. No ano passado, esse número passou para 80,3%.

No entanto, a CNT avalia que a infraestrutura dos aeroportos não acompanhou o crescimento da demanda. A solução, aponta a entidade, é investir R$ 24,9 bilhões em 200 projetos que abrangem a construção de aeroportos, melhorias na pista e adequação da estrutura que atende o transporte de cargas. Isso poderia ser viabilizado com a maior participação do setor privado, como já vem acontecendo com as concessões de aeroportos realizadas pelo governo federal.

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