mobile banking

O uso dos meio digitais no setor bancário vem se consolidando no Brasil, especialmente o mobile banking, que registrou 11,2 bilhões de transações bancárias, um crescimento de 138% em relação a 2014, quando 4,7 bilhões de operações foram feitas pelos clientes. Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2015.

O estudo, que envolveu 17 bancos ou 93% dos ativos deste mercado no Brasil, aponta que o mobile banking já é o segundo canal preferido pelos clientes para transações bancárias. A participação desta modalidade no total das operações passou 10%, em 2014, para 21% no ano passado.

Desde 2011, ano em que foram registradas cerca de 100 milhões de operações, o crescimento no número de transações cresceu mais de 100 vezes. Em 2015, o Brasil já contabilizava 33 milhões de contas ativas com o recurso mobile, um acréscimo de 32% em relação ao ano anterior.

De acordo com a pesquisa da Febraban, somando os dois canais digitais, as transações bancárias feitas por internet banking e mobile banking ultrapassaram mais da metade do total, atingindo 54%.

O internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações no ano passado, com 33% do total – o equivalente a 17,7 bilhões de operações bancárias. As contas deste modelo saltaram de 56 milhões, em 2014, para 62 milhões, em 2015, segundo o levantamento.

Entre os fatores que explicam esse aumento, um deles é o acesso à internet no Brasil, que cresceu nesse último ano e chega a 56% da população. Outro motivo é o crescimento do uso dos smartphones.

Investimentos em mobile banking

Ainda de acordo com o estudo, os bancos brasileiros continuam investindo fortemente em TI. Em relação as dez maiores economias, o Brasil ocupa, com base na proporção do PIB (Produto Interno Bruto), o 7º lugar em gastos com tecnologia da informação no setor bancário, e é o país entre os BRICs que mais investe em TI proporcionalmente ao tamanho da economia.

Em 2015, os investimentos e as despesas em TI somaram R$ 19,2 bilhões. Desse total, 44% foram destinados a software, 35% a hardware, e 20% a telecom. No Brasil, o setor bancário é responsável por 13% dos investimentos e despesas feitas em tecnologia da informação, mesmo percentual que a estatística mundial.

Pontos físicos

Apesar do franco crescimento dos canais digitais, os pontos físicos e outros canais de atendimento continuam desempenhando um papel importante no atendimento aos clientes bancários. Segundo o estudo, o total de transações realizadas em agências bancárias, POS (pontos de venda no comércio), ATM (autoatendimento) e correspondentes foi de 23,6 bilhões, o que representa 45% do total.

O estudo revelou também que, em 2015, o universo de agências físicas sofreu uma ligeira queda, também verificada, de forma mais acentuada, nos correspondentes bancários, PABs e PAEs. No caso das agências, o total registrado em 2015 foi de 22,9 mil, contra 23,1 mil no ano anterior. O total de PABs (postos de atendimento bancário) e PAEs (postos de atendimento eletrônico) registrado pela pesquisa foi de 45,5 mil, em 2015, ante 51 mil, em 2014. Já os correspondentes passaram de 346,5 mil, em 2014, para 293,8 mil em 2015.

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