Pesquisa do Banco Central com instituições financeiras mostra que projeção do mercado para a taxa básica de juros (Selic) no fim de 2013 e 2014 está em 9%.
Em ata da reunião do Copom divulgada nesta quinta-feira, 6, Banco Central afirma que alta da Selic vai contribuir para conter a inflação neste e no próximo ano.
Boletim Focus divulgado nesta segunda mostra, mais uma vez, pessimismo com economia em 2013. Projeção para o PIB caiu mais uma vez enquanto inflação e juros subiram.
Com inflação acima da meta e juros em elevação, mercado prevê PIB de 2,98% em 2013. É a primeira vez que a estimativa para crescimento da economia deste ano é menor que 3%.
O Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira, 28, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano.
A taxa básica de juros (Selic), que já era a mais baixa da história em 8,5%, caiu nesta quarta-feira, 11, para 8% ao ano, valendo pelos próximos 45 dias.
O Copom do Banco Central reduziu para 8,5% ao ano a taxa básica de juros que remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam mais uma redução da taxa básica de juros, a Selic, de 0,75 ponto percentual.