O Dieese, departamento do IBGE responsável por estudos socioeconômicos divulgou nesta quinta-feira o balanço referente ao ganho nos salários do ano passado.
O rendimento real habitual do trabalhador ficou em R$ 1.983,80 em janeiro deste ano. O valor é 0,2% acima do observado em dezembro e 3,6% superior ao de janeiro do ano passado.
De 2003 a 2013, a renda da população preta e parda cresceu 51,4%, enquanto a da população branca aumentou 27,8%, divulgou nesta quinta-feira, 30, o IBGE.
Além de apontar um saldo positivo de 1,1 milhão de empregos formais criados ao final de 2013, dados do Caged, mostram crescimento de 2,59% da média salarial.
Para secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, aceitar uma proposta de indexação dos salários é admitir uma realidade de alta inflacionária. Segundo Carvalho, este é um assunto que vem sendo tratado com rigor pelo governo.
O coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre, prevê que, em 2013, a retomada das atividades na indústria.