Ao abastecer um carro flex, a maioria dos motoristas recorre a uma antiga fórmula para verificar se o preço do etanol é inferior a 70% ao da gasolina, o que torna o álcool mais vantajoso.
Em uma época em que muito se comenta sobre pré-sal e royalties do petróleo, surge em cena um novo e promissor elemento que pode ser usado como matéria-prima para a indústria de óleo e gás.
O consumo de combustíveis no país deve crescer 5% este ano em relação a 2010, mais que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em 3,5%.
A medida provisória que autorizará financiamento do governo às usinas para estocagem de etanol deve gerar efeitos sobre o preço do combustível somente na próxima entressafra da cana-de-açúcar, entre janeiro e abril de 2013.
Como a moagem de cana-de-açúcar será menor que a esperada na safra 2011/2012, o mercado terá menos etanol, afetando os preços do combustível nas bombas. A avaliação é de Sérgio Prado, representante da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto (SP). “Isso pressiona os preços, com certeza, porque a oferta é muito mais […]
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) reduziu sua previsão de moagem de cana na temporada 2009-2010, em função da chuva. Com isso, diminuiu também a estimativa de produção de álcool no país, que deverá ficar inferior à de 2008. A expectativa é produzir 23,8 bilhões de litros de álcool, 5,4% a menos do que […]