Taxa trimestral de desemprego sobe para 8% em abril
A taxa de desemprego medida pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) subiu para 8% no trimestre encerrado no mês de abril deste ano, ficando acima do nível do trimestre anterior, encerrado em janeiro (6,8%) e do mesmo período de 2014 (7,1%). Os dados foram divulgados na quarta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O rendimento médio também participou do levantamento e sofreu baixa do trimestre encerrado em janeiro para os três meses encerrados em abril, passando de R$ 1.864 para R$ 1.862. Com a queda na renda, sobe também o índice de desocupação, formado por pessoas desempregadas mais em busca de oportunidades. A alta neste grupo acontece porque mais gente busca um emprego para compôr a renda familiar.
A queda nestes índices já era esperada por especialistas e é resultado da desaceleração na economia, principalmente no setor indústria. Na sexta-feira passada, 29, o resultado oficial do PIB trimestral, também divulgado pelo IBGE apresentou diminuição de 0,2%.
Com informações da Agência Brasil e do Estado de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.