Taxa de juros do cartão de crédito alcança maior nível desde 1999
Todas as seis modalidades de crédito analisadas pela Anefac sofreram alta nos juros, o que fez com que a taxa média chegasse a 6,77% ao mês, a maior em quase quatro anos.

Os juros mensais do crédito rotativo aumentaram novamente em abril, alcançando o nível de 12,14% ou 295,48% ao ano. É a maior taxa média de juros de cartão de crédito desde março de 1999, quando a taxa anual alcançou 354,63% ao ano. Hoje em dia, se o consumidor fizer uma dívida de R$ 1.000, por exemplo, ao fim do período de 12 meses, ele estará devendo R$ 3.954,89.

Os dados são resultado da pesquisa mensal da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), que foi divulgada nesta segunda-feira, 11.

O patamar médio das taxas de juros pesquisadas é o mais alto desde 2011. Foram avaliadas seis linhas de crédito: cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos, empréstimo pessoal em bancos e empréstimo pessoal em financeiras. Todas elas sofreram alta no mês de abril, elevando a taxa média de juros de pessoa física de 6,71% para 6,77% ao mês.

As altas são resultados do cenário econômico de inflação mais alta, aumento da Selic e expectativa de inadimplência. De acordo com a Anefac, esses fatores fazem com que os bancos sejam mais criteriosos e, por isso, acabem elevando os juros.

Com informações do jornal O Globo e do Estado de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda