Taxa de inadimplência dos consumidores sobe em 2014 e chega aos 2,3%
Taxa de inadimplência do consumidor sobe para 2,3% em 2014, impulsionada pela alta da inflação e da taxa de juros. Números são da pesquisa da Boa Vista SCPC. Em 2013 o percentual foi de 0,3%.

Depois de uma diminuição de 0,3% em 2013, a taxa de inadimplência dos consumidores teve uma elevação de 2,3% em 2014. Os indicadores analisados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) resultaram no que já era esperado pela instituição nas projeções. Os níveis de dezembro subiram 4,2% em relação ao ano anterior, mesmo com uma queda de 0,7% ante ao percentual de novembro.

A pesquisa ainda aponta o valor médio de R$ 1.263,30 de quem estava endividado no último mês do ano. A equipe econômica da Boa Vista afirma que entre as principais razões dessa alta estariam a elevação da taxa de juros e a inflação que se aproximou do teto da meta no ano passado. A desaceleração do ritmo de crescimento da renda dos trabalhadores.

Os números regionais revelaram que o Sul foi onde mais subiu o número de endividamentos no ano, com 8,3%. O segundo lugar ficou com o Centro-Oeste, com 6%. Seguidos pelo Nordeste, Norte e Sudeste, com respectivamente 2,4%, 0,8% e 0,6% de elevação.

A Boa Vista SCPC também fez as projeções oficiais ainda maiores para 2015, segundo o estudo a inadimplência pode chegar a 3% ao final deste ano.

Com informações da revista Exame e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda