Taxa de desemprego de 2014 foi a menor da última década, segundo IBGE
Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE registra menor taxa de desemprego dos últimos dez anos. Salários também subiram, mas mulheres e negros ainda ganham menos.

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 29, o ano de 2014 fechou com 4,8% de desemprego. É a menor taxa de toda a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, iniciada em 2002. Em dezembro, o percentual foi de 4,3%, 0,5% menor que novembro.

No último mês de 2013 a taxa também foi de 4,3%, mas a média anual foi de 5,4%. Segundo o IBGE, a queda da média de desocupação chegou a atingir os 7,5 pontos percentuais na última década. A taxa média de 2003 havia sido de 12,4%.

Em relação aos salários, a pesquisa apontou um aumento médio de 2,7% no salário das pessoas ocupadas. Em comparação com o início da série, em 2003, o avanço chegou a alcançar os 33% e o salário médio registrado em 2014 foi de R$ 2.104, mas as diferenças se acentuam na questão de gênero e raça. O estudo aponta que no ano passado, a média de salário pago às mulheres é de 74,2% em relação aos salários dos homens. Trabalhadores negros ou pardos, por sua vez, ganham 58% do rendimento médio dos trabalhadores brancos.

Mesmo com as taxas menores de desocupação, porém, o número de trabalhadores em busca de emprego registrou queda em dezembro, o que seria resultado da estagnação econômica do último ano.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor