A taxa de cheques devolvidos por falta de fundos no país, em agosto, foi 0,11 ponto percentual menor do que em julho, segundo levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. De um total de 89,4 milhões de cheques compensados, 1,88% não tinham a provisão necessária na conta do correntista para a liquidação da dívida. Já no mês anterior, o percentual foi 1,99%, em um volume menor de documentos compensados (80,8 milhões).

Na comparação com agosto do ano passado houve piora das condições. Naquele período, as devoluções atingiram 1,62% dos cheques compensados. De janeiro a agosto deste ano sobre igual período de 2010 também ocorreu crescimento com 1,93% ante 1,82%, alta de 0,11 ponto percentual.

No acumulado do ano, Roraima foi o estado com maior percentual de devolução (11,99%) e o menor foi verificado em São Paulo (1,46%). Entre as regiões, a Norte foi a que mais apresentou devoluções com 4,07% e, em sentido oposto, a Sudeste teve a menor taxa 1,57%.

Para os economistas da Serasa, essa expansão foi provocada pelo “aumento do endividamento, da inflação e dos juros altos”.

Marli Moreira/Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda