Setor varejista perde em vendas, mas ganha na receita nominal, em abril
Segundo o IBGE, o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,4% de março para abril, o que contribui para a queda de 4,7% nos primeiros quatro meses do ano.

O volume de vendas do varejo brasileiro apresentou queda de 0,4% no mês de abril, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a terceira diminuição mensal consecutiva, no índice e, em comparação com o mesmo mês de 2014, a retração chegou a 3,5%. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 16.

O mal resultado nas vendas do comércio em abril também contribuiu para a queda do acumulado desde janeiro. Na junção dos resultados dos primeiros quatro meses do ano, o volume de vendas já caiu 1,5%.

Em compensação, a receita nominal do comércio varejista já acumulou alta de 4,7% de janeiro a abril. No mês, este nível subiu 0,3% e, em comparação com o mesmo período do ano passado, aumentou 2,5%.

Quando se leva em consideração o período de 12 meses encerrados em abril, porém, ambos os índices apresentam crescimento. De 0,2%, no caso das vendas, e de 6,4% na receita nominal. De acordo com a gerente de serviços do IBGE, Juliana Vasconcellos, com preços mais altos e dificuldade nas vendas, a dificuldade no comércio é um dos reflexos da dificuldade na economia.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda