Setor de serviços tem queda de 4,5%, diz IBGE
Em abril, o volume do setor de serviços do país recuou 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram registradas quedas em março (-5,9%) e em fevereiro (-3,9%) nessa mesma comparação com 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Houve variações negativas em todos os segmentos do setor: serviços prestados às famílias (-3,0%); serviços de informação e comunicação (-3,0%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,4%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-6,5%) e outros serviços (-3,3%).
A taxa acumulada no ano no setor de serviços ficou em -4,9% e em 12 meses, -4,6%. O agregado especial das atividades turísticas registrou retração (-3,6%), com retração também (-2,3%) em março e crescimento de 1,3% em fevereiro.
As contribuições sobre a taxa global de volume foram: transportes, serviços auxiliares de transportes e correio (-2 pontos percentuais), serviços de informação e comunicação (-1,1 ponto percentual, serviços profissionais, administrativos e complementares (-1 ponto percentual), serviços prestados às famílias e outros serviços (-0,2).
Resultados regionais no setor de serviços
Regionalmente, na comparação com igual mês do ano anterior, as maiores variações positivas em abril deste ano foram para Rondônia (7,2%) e Tocantins e Roraima, ambas com 6,5%. Já as variações mais negativas de volume ficaram com Amazonas (-15,3%), Amapá (-12,3%) e Paraíba (-11,2%).
Ainda no âmbito da análise por regiões, entre as atividades turísticas, as maiores variações de volume ficaram em Pernambuco (4,5%) e Rio de Janeiro (0,5%). já as menores variações de volume ocorreram em Santa Catarina (-12,8%), Paraná (-12,6%), Bahia (-11,0%), Rio Grande do Sul (-9,7%), Goiás (-5,8%), Espírito Santo (-5,6%), Ceará (-4,8%), Minas Gerais (-3,9%), São Paulo (-2,2%) e Distrito Federal (-1,6%).
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.