Segunda prévia de fevereiro da FGV registra desaceleração no IGP-M
IGP-M, a inflação do aluguel, perdeu força na segunda prévia de fevereiro da FGV. Deflação de 1,28% no Ìndice de preços ao consumidor amplo foi a principal responsável.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou nesta quinta-feira, 18, a segunda prévia da inflação de fevereiro. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), principal índice utilizado como base para os contratos de aluguel residencial, perdeu força no período de 21 de janeiro a 10 de fevereiro. A alta de 0,16% foi baixa em relação ao período anterior, que registrou inflação de 0,55% no indicador.

Com estes resultados, o IGP-M acumulou alta de 0,93% em 2015 e 3,75% nos últimos 12 meses.

Entre os responsáveis pela desaceleração do indicador estão o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que registrou deflação de 0,22%, bem abaixo dos 1,06% do mês anterior e o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com alta de 1,02%, uma queda de 0,04% em relação a janeiro. O único índice que registrou alta foi o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que subiu de 0,46% para 0,61%.

A queda do IGP-M foi causada principalmente pela redução no preço da soja em grão (-7,71%) e do minério de ferro (-4,05%) no atacado; pela passagem aérea (-19,12%) no IPC; e, no indicador do preço de construção, a maior queda foi no custo da pedra britada (-0,21%).

Com informações do portal G1 e da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor