Entidade de financeiras projeto juros básicos de, no máximo, 11,5% até o final do ano.

O Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) acaba de divulgar nota em que projeta a elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros da economia na reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) que começa na próxima terça-feira. Para a entidade, a queda nos prognósticos de inflação, já para esse ano, sustentam a tese de que a economia não cresce mais nos níveis do início de 2010 e, por isso, não será necessário um ciclo de ajuste tão forte da Selic como se previa anteriormente.

O presidente da entidade que agrega as financeiras, José Arthur Assunção, reafirma sua confiança na equipe econômica do governo: “O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, juntamente com todo o colegiado que define a taxa de juros, vem conduzindo com maestria o passo a passo da economia nesses últimos anos. O Copom trabalha atualmente em sintonia fina, projetando a economia para longos períodos. Tenho certeza que farão o melhor para o país, independentemente de eleições ou qualquer outro fator. Muitos reclamaram que o BC haveria agido tarde contra a inflação. Mas a resposta já está aí com os últimos dois índices, o de maio e o de junho, que vieram bem abaixo das expectativas do mercado. Já não vejo necessidade de a Selic chegar a 12% ou 13% esse ano, como apostavam os agentes econômicos”.

“Mesmo se o crescimento do PIB chegar realmente aos 7% esse ano será reflexo do crescimento pífio de 2009, já que a base de comparação é muito baixa. Deveremos estabilizar o crescimento em torno dos 5,5% já a partir do próximo ano e de modo sustentável, o que é um fato para ser comemorado. E a taxa de juros não precisará ficar em dois dígitos para conter possíveis repiques inflacionários”, defende o presidente do Secif-RJ.

Segundo Assunção, com a inflação retornando ao centro da meta, “prevejo que isso aconteça ainda esse ano”, o Copom trará a taxa Selic ao nível de um único dígito novamente no início de 2011.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda