O Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro (Secif-RJ) acaba de divulgar nota avaliando a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), divulgada nesta terça-feira (30).
Para o presidente da entidade que agrega as financeiras, José Arthur Assunção, é praticamente certa a elevação da Selic na reunião de abril do Copom pelo teor da ata divulgada nesta segunda. “Os três votos pela elevação dos juros, já na última reunião do colegiado, mostraram uma divisão marcante. E, lendo a ata, existem trechos em que fica muito claro que a adequação da política monetária, ou seja, um ajuste na taxa de juros está muito próximo. Se não acontecer na reunião de abril, vai acontecer na outra. Mas eu arriscaria dizer que será em abril sim”.
No meu entender, apesar de o BC ter como sua missão principal a defesa da moeda e estar desempenhando esse papel de forma magistral desde o início do governo Lula, está na hora de promovermos um debate maior sobre os reais efeitos de uma elevação da Selic, nesse momento, como única forma de combater a inflação. Em outros momentos, a elevação da taxa foi importantíssima. Mas será que, hoje em dia, o Brasil não teria mais instrumentos para utilizar antes de optar pela alta dos juros básicos?
Outra pergunta: sem querer ir de encontro aos números apresentados pelo Copom, não vejo a economia tão aquecida assim ainda. Tivemos queda de PIB no ano passado. O crescimento desse ano se dará a partir de uma base muito baixa.
E a capacidade instalada da indústria, de modo geral, não parece em níveis tão altos. Pode ser que um ou outro setor até esteja. Mas não é uma tendência geral, até porque nem chegamos ainda aos níveis pré-crise.
Não vou também defender juros reais negativos, como muitos países adotam no momento. Mas seria mais salutar aguardarmos um pouco mais para promovermos ajustes na Selic. Continuo defendendo que o Copom espere, pelo menos, o fim desse primeiro semestre para adequar a política monetária a uma nova realidade. E quem sabe se ele esperar nem vá precisar mexer nos juros básicos?
Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato das Financeiras do Estado do Rio de Janeiro.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor