Retaliação aos EUA é suspensa temporariamente
A Camex suspendeu, nesta segunda-feira (5), o início da retaliação comercial aos Estados Unidos em produtos, que poderia começar já nesta quarta-feira (7). Com essa decisão, as medidas devem entrar em vigor só a partir do dia 22 de abril.
O adiamento temporário do início da retaliação tem como objetivo favorecer as “negociações bilaterais” que estão em curso, com a função de estabelecer bases para uma solução satisfatória para os dois países.
Até agora, foram propostas “compensações temporárias” pelos Estados Unidos. Dentre elas, está o estabelecimento de um fundo para financiar projetos de pesquisa e de combate a pragas que beneficiem o algodão brasileiro, utilizando recursos dos EUA no valor de US$ 147 milhões por ano – o equivalente aos prejuízos sofridos pelo Brasil por conta dos subsídios aos produtores de algodão daquele país.
Segundo o Departamento de Economia do Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro não eliminou a retaliação, apenas postergou seu início para permitir a negociação com os Estados Unidos.
Com informações do G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.