Relatório trimestral do Banco Central prevê inflação de 9% em 2015
A previsão oficial do Banco Central (BC) sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano subiu ainda mais. Já a estimativa para o ano que vem, caiu. De acordo com o relatório da autoridade monetária divulgado nesta quarta-feira, 24, o IPCA deve chegar aos 9% em 2015, uma previsão bem acima dos 7,9% projetados em março e também do teto máximo estabelecido pela meta (6,5%).
Para o próximo ano, o documento diminuiu ligeiramente o nível suposto, de 4,9% em março para 4,8%. Apesar do nível não chegar ao ideal centro da meta de 4,5%, o resultado ficaria dentro dos limites estabelecidos, caso seja concretizado.
Ainda de acordo com o BC, a estimativa para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano é de uma retração de 1,1%. Em março, a previsão do BC era de um resultado negativo de 0,5%. O próximo Relatório Trimestral da Inflação sai em setembro.
De acordo com as últimas prévias levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação do primeiro semestre já alcançou 6,28%. E, no mês de maio, o resultado oficial do PIB do primeiro trimestre foi de uma retração de 0,2%.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.