Relatório Focus: economia brasileira crescerá 0,59% em 2009
O Banco Central brasileiro divulgou nesta segunda-feira (16) a versão atualizada do relatório Focus que mostra quais são as perspectivas do mercado para os principais indicadores da economia nacional. Entre os destaques da consulta, chama atenção a previsão de menor crescimento econômico, com a mediana das estimativas apontando que o PIB (Produto Interno Bruto) avançará apenas 0,59% no ano vigente – enquanto na semana passada, essa projeção era de 1,20%.
A indústria deverá apresentar pior desempenho em 2009, com forte contração em relação ao ano passado. Segundo os consultados pelo Banco Central, a produção industrial deverá encolher 1,59%, se recuperando porém em 2010.
Inflação e Selic
Quanto às projeções para a inflação doméstica, o mercado espera que ela se aproxime do centro da meta do governo, de 4,5% ao ano, com mediana da variação esperada no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) sendo de 4,52%. Já em relação à política monetária, a tendência de menor pressão inflacionária, associada à desaceleração da economia, contribuiu para a previsão de novos cortes na taxa Selic, que deverá encerrar 2009 a 9,75% ao ano.
InfoMoney / Banco Central
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.