Os economistas do mercado financeiro aumentaram suas estimativas para o crescimento da economia brasileira em 2010 para 5%, de acordo com o relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (16). A projeção anterior era de que a economia cresceria 4,83% no ano que vem.

Para 2009, os economistas estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentará 0,21% em vez da projeção anterior de 0,20%. A melhora na expectativa de crescimento ocorreu depois que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB do segundo trimestre deste ano cresceu 1,9% na comparação com os três primeiros meses, o que tirou a economia brasileira da chamada “recessão técnica”.

O relatório traz ainda a previsão de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2009, recuará 0,01%, passando para 4,26% na nova estimativa. Já para 2010, o mercado espera que o índice reduza de 4,46% para 4,41%.

A expectativa dos analistas para a taxa básica de juros, atualmente em 8,75% ao ano, é de que ela comece a subir a partir de junho do ano que vem em diante. Em junho de 2010, a estimativa é que os juros avancem para 9,13% ao ano.

Com informações do G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor