Trabalho temporário pode ser flexibilizado
Governo prepara Medida Provisória que muda e facilita as regras para contratação temporária de funcionários. Objetivo é aquecer mercado de trabalho.

As regras para contratação de trabalho temporário podem mudar. Uma Medida Provisória (MP) em preparação vai flexibilizar as normas vigentes para dar agilidade ao mercado de trabalho e reduzir o custo da mão de obra. A iniciativa foi concebida exclusivamente para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, no Rio de Janeiro, mas deverão continuar válidas permanentemente.

Pelas novas regras, as empresas poderão contratar um trabalhador por 14 dias renováveis até o limite de 60 dias, desde que haja um intervalo de sete dias corridos a cada renovação. Não será necessário o registro em carteira e as informações contratuais deverão ser preenchidas em um sistema eletrônico único, que será operacionalizado pelos ministérios da Fazenda, do Trabalho e da Previdência Social, substituindo a obrigatoriedade de entrega de todas as informações, formulários e declarações habituais, inclusive as relativas ao recolhimento do FGTS.

O projeto ainda prevê que os encargos trabalhistas, contribuições ao INSS e ao FGTS sejam recolhidas em um documento único. Infrações renderão uma multa de R$ 2 mil, paga ao trabalhador.

Com esse novo regime de contrato temporário, os empresários serão beneficiados porque não terão a necessidade de pagar um mês inteiro ao funcionário. O trabalhador também sai ganhando, porque tem direito ao pagamento de férias e 13º proporcionais ao tempo em que desempenhar a função. E para o governo, a medida permite manter aquecido o mercado de trabalho, responsável pelos resultados econômicos mais positivos dos últimos anos.

Os setores que mais devem fazer uso desse recurso — que flexibiliza a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e está sendo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e o Palácio do Planalto — devem ser o varejista e o de serviços, segundo avaliação do governo.

Com informações do Estado de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor