Recursos para área social são investimentos e não custos, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff considera positiva a valorização que se tem dado às políticas públicas de assistência social no Brasil. Segundo ela, essas iniciativas são a porta de entrada para o acesso dos cidadãos a outras políticas, já que os recursos para a assistência social permitiram a saída de milhões de pessoas da extrema pobreza no país. “Para nós, recurso para a área social não é custo, é investimento que nós fazemos no nosso país naquilo que ele tem de mais valoroso, as pessoas”.
As declarações foram dadas durante abertura da 9ª Conferência Nacional de Assistência Social na semana passada. Para Dilma, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) tem sido fundamental para a concretização dos maiores desafios do seu governo.
Segundo a presidente, a assistência social vem se afirmando como uma das mais importantes políticas públicas do país. “Hoje o Brasil pode se orgulhar de uma política de assistência social, que é pública, conseguindo superar o velho estigma da ajuda e do favor. Os benefícios e os serviços são amparados por leis nacionais e passaram a ser vistos na condição legítima de direitos sociais”, disse.
Dilma avaliou que, no passado, a assistência social ficava a cargo “exclusivo” de entidades filantrópicas, reconhecendo o papel dessas instituições para o atendimento a crianças em abrigos, a idosos em casas de acolhimento e à população em situação de rua. “Felizmente [essas entidades] estavam disponíveis. Nós temos a firme determinação de continuar trabalhando em parceria com todos aqueles que, generosos e solidários, se dedicaram aos mais vulneráveis”, destacou.
Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.