Reclamações contra serviços mal prestados pelos bancos crescem 57%
No primeiro trimestre deste ano o número de queixas contra os bancos subiu 57% com relação ao mesmo período do ano passado. Foram 5.688 demandas consideradas procedentes entre janeiro e março de 2013, enquanto em 2012, neste mesmo intervalo de tempo, o Banco Central (BC) havia registrado 3.619 reclamações.
Os dados dizem respeito somente ao descumprimento de normas do próprio BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN), sem levar em consideração os registros do Procon, por exemplo. A maior parte das reclamações tem relação com débitos não autorizados em conta (alta de 46% ante 2012), cobrança irregular de serviços não contratados (alta de 26%) e prestação de forma irregular do serviço conta salário (alta de 109%).
Para avaliar o número de reclamações, o BC divide as instituições em dois grupos: as que têm mais e menos de um milhão de clientes. A partir disso, calcula-se um coeficiente para que a classificação dos bancos com maior demanda seja proporcional ao número de clientes. No primeiro caso, o Santander liderou o ranking, seguido do Banco do Brasil e o Banrisul. Entre as instituições financeiras com menos de um milhão de clientes, a maior quantidade de reclamações foi do BMG, seguido pelo Industrial do Brasil e do Banco Intermedium.
Com informações do Estado de São Paulo.
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