5867966900_196b8a9eec_b-150x150
Receita libera o aplicativo de rascunho para o IRPF 2016. Dados inseridos ao longo do ano poderão ser importados no período de declarações.

A partir desta terça-feira, 21, os contribuintes já podem começar a preparação para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física em 2016. A Receita Federal liberou em seu site e na loja de aplicativos dos smartphones com sistema Android, o programa oficial de rascunho da declaração, em que os dados fiscais podem ser armazenados em tempo real.

Lançado pela primeira vez no ano passado, o software permite que as operações sejam cadastradas nos meses que antecedem a temporada de declaração e, durante o período de entrega dos documentos, simplesmente importar os dados já coletados. A utilização da ferramenta é facultativa, mas o Fisco indica o uso, pois ele facilita o preenchimento dos dados.

A ferramenta ficará disponível até o dia 28 de fevereiro e, a partir de 1º de março do ano que vem, quando iniciam-se as declarações do IRPF 2016, o contribuinte não poderá mais atualizar o rascunho, mas será possível importar seus dados e finalizar a declaração a partir dali.

O aplicativo deve ser disponibilizado para iPhones nos próximos dez dias e a receita prometeu ainda que a novidade deve ser estendida para smartphones com sistema Windows, mas não informou quando isso vai acontecer.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor