Ranking das maiores do país traz empate entre Petrobras e Bradesco
Segundo levantamento da empresa de análise financeira Economática, o banco Bradesco alcançou valor de mercado equivalente ao da Petrobras, empatando no terceiro lugar das maiores empresas brasileiras na bolsa de valores. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira, dia 5.
O ranking mostra a petroleira com US$ 59,4 bilhões, resultado de um crescimento do crédito privado no país e da queda da estatal por conta dos recentes escândalos de corrupção. É possível relacionar o crescimento dos bancos privados com o valor da taxa real de juros no país. A maior do mundo, de 4,46%.
O segundo lugar na lista de empresas é também de um banco privado, o Itaú-Unibanco, que vale US$ 74 bilhões. Em primeiro, está a gigante Ambev, a Companhia de Bebidas das Américas.
Esse crescimento do valor dos bancos é reflexo de dois elementos principais: o aumento do poder de consumo do cidadão brasileiro e a taxa altíssima de juros praticada no Brasil. Cartões de crédito cobram 240% ao ano e empréstimos bancários ultrapassam os 100%.
O crescimento desordenado desses hábitos de consumo, além de fortalecer a demanda desse tipo de financiamento, trouxe efeitos como a inadimplência. Segundo o Banco Central, é esta a situação de 6,7% dos empréstimos e 26,3% das contas de cartão de crédito.
O valor da Petrobras já vinha sofrendo baixas pelas relações que investidores faziam entre a estatal e o governo, responsável pela confiança financeira excessiva na classe média. Com as recentes revelações de corrupção dentro da estatal, a cotação baixou ainda mais.
Com informações do Estado de S. Paulo, G1 e do jornal O Globo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.