Pelo segundo ano consecutivo, Itaú, Bradesco e Skol aparecem, nesta ordem, nas três primeiras posições do ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil, elaborado pela consultoria Interbrand. Na sequência, vem Brahma e Banco do Brasil, que apenas trocaram de posição em relação a 2014.

No ano em que mais apareceram os escândalos de corrupção da Petrobras, a marca da maior estatal brasileira se manteve na sétima colocação, mas perdeu 39% de valor em comparação a 2014, passando de R$ 6,76 bilhões para R$ 4,12 bilhões, a maior queda entre as 25 empresas que figuram no ranking. No outro extremo, a maior valorização foi da Porto Seguro, que cresceu 27%, chegando a R$ 619 milhões e ocupando a 16ª posição.

Entre as três primeiras, a Skol obteve maior crescimento no valor da marca, de 17%, saltando de R$ 11,60 bilhões para R$ 13,59 bilhões. O Itaú subiu 13%, atingindo R$ 24,54 bilhões. Já o Bradesco teve um acréscimo de 7%, indo a R$ 16,24 bilhões.

As duas novidades do ranking são as marcas Bohemia (R$ 428 milhões) e Localiza (R$ 350 milhões), nas posições24ª e 25ª, respectivamente.

O valor total do das 25 marcas cresceu 2,75% em relação a 2014, chegando a R$ 104,067 bilhões. Somente as cinco primeiras representam 71,5% deste portfólio, contra 67% registrado em 2014.

Na representatividade por setores, o protagonismo é dos setores financeiro (51%) e bebidas (27%), com oito marcas presentes no ranking. A área de cosméticos, representada apenas pela Natura, tem 7% do portfólio.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor