Quase 6 milhões de brasileiros estão inadimplentes, diz Serasa
O número de brasileiros que saíram de 2013 inadimplentes soma 5,9 milhões de pessoas. Segundo a Serasa Experian, 36,6% desses consumidores tinham conseguido quitar as dívidas em 2012, mas voltaram a dar calote no ano passado. Para ajudar os consumidores que estão com este problema, a entidade realiza nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) um mutirão online gratuito para orientar as pessoas a acertar as contas.
A pesquisa sobre inadimplência foi divulgada na quarta-feira, 12. Embora os números sejam expressivos, eles são melhores do que nos anos anteriores. Os reincidentes, por exemplo, correspondiam a 38,9% dos endividados em 2012 e a 39,4% em 2011. O número total dos que não conseguem pagar as contas também caiu. Por outro lado, a quantidade de brasileiros que limparam o nome aumentou 2,7% de 2012 para 2013, o que corresponde a 17,6 milhões de pessoas.
Ainda que os especialistas considerem os números estáveis, para o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, a quantidade de inadimplentes é alta e existe um comodismo dos agentes financeiros com esse patamar. Para revertê-lo, diz, há a necessidade de educação financeira, especialmente para a classe C, que é a mais comprometida com dívidas: “A classe média cresceu muito, de gente que não tinha o hábito de usar crédito. Isso acaba levando ao descontrole”.
De acordo com a pesquisa, 56,3% da classe média gasta tudo o que ganha. Outros 15% comprometem até o dobro do salário. E 25,6% têm dívidas que ultrapassam os 201% da renda.
Controle das finanças
Se você tem problemas com o controle das contas e quer reorganizar a sua vida financeira, faça o download da planilha do portal O Economista, liste seus ganhos e seus gastos, evite entrar para a lista de inadimplentes e, se você estiver lá, use essa ferramenta para visualizar como está a sua situação, organizando-se para sair dela.
Com informações do portal G1 e do Jornal Hoje, da TV Globo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.