Puxada pela alimentação, inflação sobe 0,74% no mês de maio
EInflação oficial medida pelo IPCA teve alta de 0,74% em maio, a taxa mais alta desde o mesmo mês de 2008, quando atingiu 0,79%. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

A inflação oficial teve alta de 0,74% em maio, de acordo com o levantamento mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a taxa mais alta para o período no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde 2008, quando atingiu 0,79%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 10 pelo instituto.

Em maio do ano passado, o IPCA registrou alta de 0,46%.

O acumulado do ano alcançou 5,34%, o maior resultado para o período em 12 anos, ficando bem acima dos 3,33% dos cinco primeiros meses de 2014. A soma dos 12 meses encerrados em maio também é a mais alta desde 2003, atingindo 8,47%.

O grupo analisado que mais teve aumento de preços foi o de despesas com alimentação e bebidas, cuja inflação foi de 1,37% no mês, de acordo com a pesquisa, representando quase a metade das elevações de preços no período. A habitação novamente teve alta expressiva, com uma taxa de 1,22% puxada principalmente pelo item energia elétrica que ficou 2,77% mais cara.

No outro extremo, impulsionado pela queda de 23,37% no preço das passagens aéreas, o grupo de transportes sofreu deflação na pesquisa do IBGE, caindo 0,29% em maio.

Com informações da Agência Brasil e do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor