Santa Catarina participa desde esta segunda-feira, 9 de agosto, do Projeto 1ª Exportação, iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para incentivar o crescimento das exportações das pequenas, médias e micro empresas nacionais.

A solenidade oficial do acordo técnico entre os governos federal e estadual aconteceu nesta segunda-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, maior cidade de Santa Catarina e primeira contemplada pelo programa.

O secretário de Comércio Exterior, Welber Oliveira Barral, falou em Joinville sobre os benefícios do projeto. Foto: O Economista.

A cerimônia teve a participação de autoridades locais e do secretario de Comércio Exterior, Welber Oliveira Barral. “A grande iniciativa é para unir as entidades empresariais locais com o governo estadual e federal, e ao mesmo tempo permitir ações que promovam e facilitem a entrada dessas empresas no comércio exterior  “, explica o secretário.

A iniciativa tem a parceria do Sebrae e dos Correios e, de acordo com os estados, entidades empresariais, instituições de ensino superior  e órgãos do governo estadual também apóiam. Por meio de um acompanhamento do processo de internacionalização das empresas, a finalidade é aumentar a base exportadora do Brasil com a inserção das micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional.

A empresa participante do projeto tem acompanhamento de todas as fases da exportação, com a consultoria gratuita de um agente de comércio exterior, que irá monitorar todo o desenvolvimento do processo exportador, até a efetivação da exportação.

Assista abaixo o videocast com o secretario Welber Oliveira Barral, em que ele fala sobre a importância do 1ª Exportação e as expectativas para a área do comércio exterior brasileiro nos próximos anos.

Equipe O Economista.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor