A projeção de analistas de mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano caiu de 6,40% para 6,39%, depois de cinco semanas em alta . Segundo o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central com opiniões de analistas sobre os principais indicadores da economia, a estimativa para o próximo ano permanece em 5,20%.

No mercado paulista, o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) passou de 6,54% para 6,56% neste ano e de 4,70% para para 4,72% em 2009.

Quanto aos preços administrados por contrato, a expectativa permanece em 3,70% em 2008 e subiu de 5,30% para 5,38% no próximo ano. Esse indicador regula os valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo e outros).

Para o mercado atacadista, a projeção do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu de 10,95% para 10,97%, neste ano, e permance em 5,80% em 2009. A estimativa para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) permanece em 11,07%, neste ano, e subiu de 5,85% para 6%, em 2009.

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda