A produção industrial recuou 1,7% em outubro, frente a setembro, segundo informou hoje (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro de 2007, houve expansão de 0,8%. Tanto o acumulado no ano (5,8%) quanto o acumulado nos 12 meses fechados em outubro (5,9%) desaceleraram frente aos resultados de setembro (6,4% e 6,8%, respectivamente).

O recuo observado na produção de setembro para outubro atingiu 15 dos 27 ramos pesquisados, com o principal impacto negativo vindo de outros produtos químicos (-11,6%), setor que acumulou perda de 20,9% nos últimos três meses. Também apresentaram queda os setores de refino de petróleo e produção de álcool (-9%), máquinas e equipamentos (-5,2%).

Segundo o IBGE, o setor de veículos automotores (-1,4%) teve o bom desempenho dos últimos dois meses interrompido, com conseqüente concessão de férias coletivas em várias unidades, o que acabou afetando o resultado geral. A indústria de alimentos (0,7%) e outros equipamentos de transportes (2,0%) exerceram as influências positivas mais relevantes no resultado de outubro.

Na comparação com setembro, a redução no ritmo produtivo alcançou todas as categorias de uso. A queda mais acentuada foi observada em bens de consumo duráveis (-4,7%), seguido por bens intermediários (-3,0%), que acumula perda de 6,0% nos três últimos meses.

No setor de bens de consumo semi e não-duráveis, o recuo ficou em 2,2%, após avanço de 1,7% no mês anterior, enquanto bens de capital (-0,5%) obteve taxa acima da média geral da indústria. Com a redução da atividade industrial em outubro, o índice de média móvel trimestral interrompeu a trajetória de crescimento que mantinha há quatro meses e registrou queda de 0,6%, na passagem de setembro para outubro.

Agência Brasil – Flávia Villela

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor