Produção industrial cresce pelo segundo mês consecutivo
Pelo segundo mês consecutivo, a a produção industrial apresentou crescimento, puxado principalmente pelos bens de capital, que são usados para fabricar outros itens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril foi registrada expansão de 0,1%, contra 1,4% de avanço em março.
Mais bens de capital significa mais investimentos e sugere, ainda, um início de retomada da confiança de empresas e famílias. O segmento, mostrou o IBGE, mantém desde o início do ano uma trajetória de crescimento, com quatro meses seguidos de expansão nesse grupo. Em abril, houve aumento de 1,2% frente a março.
O grupo de bens intermediários, que são os absorvidos durante o processo de produção, a exemplo de partes eletrônicas na fabricação de um celular ou computador, também apresentou números positivos. Houve um crescimento de 0,5% no mês, interrompendo a sequência de duas quedas consecutivas.
Impacto positivo na produção industrial
Entre os setores, os principais impactos positivos foram em produtos alimentícios (+4,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,0%). O primeiro ramo marcou a segunda alta consecutiva e acumula crescimento de 10,9% no ano.
Outras contribuições positivas vieram das indústrias extrativas (1,3%), de celulose, papel e produtos de papel (2,7%), de máquinas e equipamentos (2,0%), de bebidas (2,4%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,9%).
Recuperação
Os dados do IBGE mostraram ainda que apesar de taxas positivas no mês, ainda há espaço para a retomada do crescimento industrial, um dos setores que mais foi impactado pela crise dos últimos anos. No acumulado do ano até abril, a indústria mostrou queda de 10,5%, com taxas negativas disseminadas nesse tipo de comparação.
Diante desse quadro, o governo tem tomado medidas, a exemplo da proposta de limite para os gastos públicos e do congelamento de subsídios, ações que pretendem colocar as contas públicas em ordem e estimular investimentos.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.