A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre julho e agosto deste ano. Segundo resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados nesta terça-feira, 9, Goiás foi o estado com maior crescimento (10,3%). O aumento compensou parte da queda de 13,3% do mês anterior.

Outros cinco estados melhoraram a produção industrial acima da média nacional de 1,5%: Amazonas (7,6%), Rio Grande do Sul (4,8%), Minas Gerais (3,3%), Paraná (3%) e São Paulo (2.7%). Três estados tiveram crescimento abaixo da média: Rio de Janeiro (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%).

Os quatro estados sofreram queda na produção entre julho e agosto: Espírito Santo (-2,4%), Ceará (-1,5%), Pará (-0,7%) e Pernambuco (-0,7%). No acumulado do ano, houve queda em nove locais e aumento em cinco. O destaque negativo foi o Amazonas (-7,2%) e o positivo, Goiás (5,3%).

Em contrapartida, depois de aumentar por dois meses seguidos, o movimento de consumidores em busca de crédito teve redução de 16,5% em setembro ante agosto e de 9% na comparação com igual período do ano passado. Em agosto, a taxa subiu 3,1% em relação ao mês anterior e, em julho, houve crescimento de 8%. Os dados são do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito.

Vitor Abdala e Marli Moreira / Agência Brasil.
Edição: Beto Coura.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda