Produção industrial cai 0,8% em março
De acordo com a pesquisa do IBGE, com a queda de 0,8% em março, o ano de 2015 já acumula uma diminuição de 5,9% na produção industrial.

A produção industrial sofreu uma queda de 0,8% em março deste ano. De acordo com os dados publicados nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta foi a maior baixa para o mês desde o recuo de 1,3% no setor em 2006. No mês anterior a produção já apresentou resultados negativos. A diminuição em fevereiro chegou a 1,3%.

As duas baixas consecutivas depois de uma modesta alta de 0,3% no primeiro mês do ano é resultado do período de baixa atividade econômica pelo qual o país passa. A situação não é fruto dos últimos tempos, contudo. De acordo com o gerente de indústria do instituto, André Luiz Macedo, há uma frequência maior de uma trajetória descendente muito marcada desde setembro do ano passado.

No acumulado dos 12 meses terminados no mês de março, a queda na produção industrial está acumulada em 4,7%, segundo a pesquisa. Já contando o primeiro trimestre de 2015, a baixa está em 5,9%, um nível bem mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado, quando estava em 0,4%.

A piora na situação do setor industrial é puxada especialmente pelas montadoras. O segmento automotivo, que caiu 4,2% em março, já soma uma baixa de quase 20% no último semestre. Os setores de máquinas e equipamentos de informática também puxaram os resultados para baixo, com baixas de 3,8% e 8,1%, respectivamente.

Com informações do portal G1 e da Folha de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor