Produção energética é concentrada no Sul e Sudeste
Para os próximos anos, o desafio do Brasil na produção energética é superar distribuição desigual das atividades econômicas, com suas respectivas demandas, e a necessidade de disponibilizar esses recursos em um país de dimensões continentais. Essa é uma das conclusões do estudo Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o estudo, a localização da infraestrutura de produção e geração de energia foi, em grande parte, determinada por condições naturais e técnicas de implantação e funcionamento, apresentando diferentes padrões espaciais no território, com a geração hidráulica de energia elétrica concentrando-se no centro-sul, com algumas aglomerações pontuais na região Norte e Nordeste.
O Rio de Janeiro, por exemplo, é líder absoluto na produção de petróleo, concentrando 68,4%. Depois, vem o Espírito Santo, com 16,28%, e São Paulo, com 7,20%. Todos os outros estados produtores somados chegam a 8,1% do total da produção no país.
O estudo concluiu que a distribuição geográfica das refinarias no Brasil é desigual. O país conta com 17 refinarias, cinco delas em São Paulo. Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuem duas refinarias cada um. São Paulo tem 39,0% da capacidade de refino, enquanto a Bahia tem 16,1%, o Rio de Janeiro tem 10,9% e o Rio Grande do Sul, 9,3%.
Produção energética de gás natural
Na produção do gás natural, o Rio de Janeiro também está na liderança, com 34,8%, representando mais que o dobro da produção do segundo colocado, o Espírito Santo, que extrai 14,9%. Os estados do Amazonas (14,7%) e de São Paulo (13,1%) também detêm produções significativas.
O Brasil não é autossuficiente na produção de gás natural, necessitando de um volume significativo de importações para suprir a demanda interna. Em 2014, o volume importado foi pouco mais de 17 bilhões de metros cúbicos.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.