emprego na indústria

Em junho, a produção e o emprego na indústria brasileira voltaram a cair, com o indicador de evolução da produção ficando em 47,7 pontos e o de número de empregados no setor chegando a 47,6 pontos no mês passado. Os dados são da Sondagem Industrial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A utilização da capacidade instalada caiu para 65% e ficou abaixo da média histórica de 68% registrada desde 2011 para os meses de junho. Assim, a disposição para investir continua baixa. O índice de intenção de investimento ficou em 46,6 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos. Quanto menor o índice, menor é a propensão para o investimento.

Apesar disso, a CNI afirma que as perspectivas dos empresários são positivas e indicam uma melhora do cenário no curto prazo. Os indicadores de expectativas mostram que a indústria espera o aumento da demanda, das exportações e da compra de matérias-primas nos próximos seis meses.

Mas o indicador de expectativa em relação ao número de empregados continua em 48,8 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa o aumento da queda. Ou seja, mesmo com a perspectiva de recuperação, a indústria deve manter as demissões nos próximos seis meses.

A pesquisa destaca ainda que os principais problemas enfrentados pela indústria no segundo trimestre do ano reforçam o quadro de lenta recuperação da atividade. “A falta de demanda e a inadimplência dos clientes continuam se destacando entre os principais problemas apontados pelos empresários”, diz o estudo.

A elevada carga tributária, com 45,2% das menções, lidera o ranking dos principais obstáculos à atividade industrial no segundo trimestre. Em seguida, com 39% das respostas, aparece a demanda interna insuficiente. Em terceiro lugar, com 21,9% das assinalações, vem a inadimplência dos clientes, seguida pelas taxas de juros elevadas (21,8% das respostas) e pela falta de capital de giro (18,9% das menções).

Foto: Ricardo Almeida/ANPr

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda