Produção de veículos cresce com a redução do IPI
As montadoras de veículos estão conseguindo reduzir os estoques e produzir mais. É o que afirma o economista e gerente da Coordenação da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, em comunicado nesta terça-feira, 4. De acordo com ele, a produção de carros cresceu 4,9% em julho em relação ao mês anterior. Nos dois meses da retomada da produção (junho e julho), as montadoras acumularam crescimento de 8,1% na comparação com o mês de maio. Foi o setor que mais contribuiu para a alta da produção industrial no mês de julho, de 0,3%.
Além do aumento na produção, o setor acumulou vendas no mês de agosto. O número de carros e comerciais leves emplacados subiu 15,3% em agosto com relação a julho e 31,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Segundo o IBGE, o setor é importante porque colabora no aumento da produção de plástico, borracha, siderurgia. Isso faz com que a economia ganhe força.
Além dos veículos, a produção de eletrodomésticos da linha branca e móveis também teve alta em julho com a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). As altas foram de 11,7% e 4,8%, respectivamente.
Apesar da melhora recente da indústria, Macedo alerta para o ritmo da produção, que está abaixo do esperado: “Embora se tenha uma melhora na ponta da série, os patamares de produção estão abaixo do ano passado e ainda mostram uma perda expressiva”, diz o economista.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.