Produção da indústria automotiva no país tem pior resultado desde 2009
Em fevereiro, 200,1 mil carros foram produzidos no Brasil. O número, divulgado nesta quinta-feira, 5, é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e representa uma queda de 2,3% em relação ao mês de janeiro. Se comparado com a produção de fevereiro de 2014, houve uma queda de 28,9% no setor.
Luiz Moan, presidente da Associação, destacou que a produção do mês passado refletiu diretamente no desempenho do mercado brasileiro. É o pior resultado para o período desde 2009. Os consumidores fazem parte do círculo vicioso e não investem em veículos por causa das avaliações e previsões pessimistas em relação ao cenário financeiro de 2015.
Um dos fatores decisivos para freada no setor é também o fim da redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A queda nos tributos para os automóveis havia sido uma manobra do governo para estimular o setor e a geração dos empregos, mas agora, com o pacote de reajuste fiscal do ministro da Fazenda Joaquim Levy, esse tipo de desoneração foi finalizado.
A Anfavea também revelou queda no número de funcionários do setor. Em 12 meses, a indústria automotiva diminuiu a quantidade de empregados de 156,1 mil para 142,3 mil: uma redução de 8,8%.
Com informações da Agência Brasil, Reuters e do jornal O Globo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.