Previsão do mercado financeiro para a inflação de 2015 sobe para 6,9%
A projeção dos analistas do mercado financeiro permanece pessimista, mas a alta na prévia do IPCA é uma das que mais se destaca na pesquisa Focus. O boletim semanal do Banco Central prevê uma inflação de 6,9%, que, com quatro pontos percentuais acima do centro da meta, seria a maior desde 2004, quando chegou aos 7,6%.
Semanalmente a impressão de desequilíbrio governamental da economia se fortalece nos números da Focus. Além da constante elevação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo perto dos 7%, o adiantado do crescimento do Produto Interno Bruto – soma das riquezas produzidas pelo país – vem caindo em proporção semelhante. Os números desta segunda-feira, 26, apontam para crescimento de 0,13% no PIB.
Apesar dos cálculos desanimadores para este ano, a projeção de 2016 continua sendo de um crescimento maior, com 1,54%, o que pode indicar uma instabilidade econômica no primeiro ano da nova política. A previsão para a taxa básica de juros, a Selic, é de 12,5% em 2015. Apesar de ser maior do que a taxa atual, de 12,25% depois do aumento da semana passada, isso pode indicar uma desaceleração, já que para o ano todo, o mercado espera uma alta de apenas 0,25%.
O boletim é feito com base em pesquisas feitas pelo Banco Central em mais de 100 instituições financeiras no país. Por isso é importante que, mais do que uma previsão para o ano, ele seja visto como um termômetro de confiança do mercado financeiro no período de análise.
Com informações da Agência Brasil, do jornal O Globo e do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.