Previsão do mercado financeiro para a inflação de 2015 chega a 9%
Analistas do mercado financeiro entrevistados pelo Banco Central (BC) subiram novamente o nível previsto para a inflação de 2015. De 8,97% no levantamento divulgado no dia 22, para 9% nesta segunda-feira, 29. A projeção é para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, tido como o indicador oficial da inflação. Esta foi a 11ª elevação consecutiva para o IPCA no boletim Focus, do BC.
A estimativa de 9% desta semana a mesma projetada pela autoridade monetária no relatório trimestral da inflação,divulgado na última quarta-feira, 24. Importante ressaltar, contudo, que as fontes pesquisadas para o Focus são economistas do mercado financeiro, enquanto os relatórios do BC são projeções feitas por economistas da própria instituição, baseando-se em resultados econômicos dos meses anteriores.
Entre as expectativas do boletim semanal, também aumentou nesta semana as previsões para o nível da taxa básica de juros, a Selic, de 14,25% para 14,50%. Atualmente fixada em 13,75% ao ano, ela foi duramente criticada por instituições depois da reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom). A previsão para a atividade econômica também piorou. De uma semana para a outra, a expectativa de um resultado negativo para o PIB passou de -1,45 para -1,49 ao fim deste ano.
Com informações da Folha de São Paulo e da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.