Previdência Privada e Previdência Social
50 pequenas coisas que você precisa saber a Previdência (Social e Privada)
PREVIDÊNCIA: O QUE É ISSO?
Segundo os dicionários, previdência é a faculdade de ver antecipadamente. É também a qualidade de quem é previdente, daquele que faz previsão do seu futuro.
Algumas pessoas são previdentes e se preparam para situações adversas que podem acontecer ao longo da vida, principalmente na velhice. Sabem que para isso é necessário abrir mão de algumas coisas no presente, para ter uma reserva que garanta uma vida segura e tranqüila no futuro. Mas, a maioria não se preocupa com essa questão. Por isso, cada país cria um sistema de previdência para proteger e amparar o trabalhador e suas famílias na velhice e na doença, por meio de aposentadorias, pensões e outros benefícios.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL?
No Brasil, a previdência faz parte de um conjunto de sistemas e programas de proteção social conhecido como Seguridade Social.
A Seguridade Social é formada pela Previdência, pela Assistência social e pela Saúde.
Existem dois sistemas de Previdência no Brasil: A Previdência social e a Previdência Complementar.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PREVIDÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR?
A Previdência social é administrada pelo próprio governo. Portanto, é pública. Todo trabalhador brasileiro é automaticamente um segurado da Previdência Social.
A Previdência complementar, como o próprio nome já diz, constitui uma opção para aqueles que quiserem garantir no futuro uma renda maior do que aquela garantida pela Previdência pública. Em outras palavras, serve para complementar o valor da aposentadoria do trabalhador. Por ser administrada por instituições financeiras privadas, ela é mais conhecida como Previdência privada.
Para mais informações acesse a cartilha completa em:
http://www.oeconomista.com.br/orientacoes-sobre-previdencia-social-e-privada/
Comentários
Registre-se ou faça login para comentar.
kalil jomaa
23/08/2011 - 14:03:49