‘Prévia’ do PIB recua 0,11% no terceiro trimestre, diz BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,11% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. O indicador foi divulgado nesta quinta-feira, 14, pelo Banco Central (BC) e procura ser uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas pelo país) que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Embora incorpore estimativas para a agropecuária, indústria, setor de serviços e impostos, o índice raramente se aproxima dos resultados oficiais e, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, o IBC-Br é apenas “um indicador útil” para a autoridade monetária e para o setor privado. O PIB do terceiro trimestre será conhecido somente em dezembro.
Diferentemente do índice calculado pelo Banco Central, o PIB não registra uma queda trimestral desde 2011. Dois trimestres seguidos de recuo do PIB configuram “recessão técnica”. Isso não ocorre desde o final de 2008 e início de 2009 no país, justamente no período em que o mundo passava pelo momento mais intenso da crise internacional.
A estimativa para o PIB de 2013 é de 2,5%, tanto na visão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, quanto do BC e do mercado financeiro. Ainda assim, ele já foi revisto várias vezes para baixo. Mantega, por exemplo, no início do ano, apostava em uma expansão de 4%. Em 2012, a economia brasileira cresceu 0,9%.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.