Prévia do PIB medida pelo Banco Central cresce 0,36% em fevereiro
Depois de uma queda de 0,11% em janeiro deste ano, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou alta de 0,36% em março. A autoridade monetária divulgou os dados do indicador nesta quarta-feira, 15 e é a primeira vez que o índice cresce desde novembro de 2014.
O IBC-Br incorpora informações da atividade econômica do país relacionadas aos setores da indústria, do comércio, de serviços e agropecuária. Entre os dados utilizados como base para a geração deste relatório, estão pesquisas como a Pesquisa Mensal do Comércio e a Pesquisa Industrial Mensal, ambas do IBGE. É uma das principais prévias do resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) e tem como objetivo acompanhar o crescimento do país ao longo dos meses do ano.
Apesar da melhora, as previsões para o comportamento do PIB em 2015 são diversificadas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) aposta em retração de 1%, os analistas do mercado financeiro entrevistados semanalmente para o boletim Focus, do Banco Central, acreditam que o PIB ficará negativo em 1,01% e, na terça-feira, 14,o próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu em entrevista coletiva que o governo prevê um “encolhimento” da economia neste ano.
Com informações do Estado de São Paulo, do portal G1 e da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.