Prévia da Serasa mostra PIB em alta no início do ano
Levantamento da Serasa divulgado nesta quinta-feira, 20, mostra crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro já no início do ano. Segundo a entidade, o país cresceu 0,4% em janeiro sobre dezembro, impulsionado principalmente pelo crescimento de 2,5% indústria, que se recuperou após dois meses de contração. Em 12 meses, a alta foi estimada em 2,3%.
O resultado é superior aos dois meses anteriores, quando a economia cresceu 0,1% e 0,2% e revela um aquecimento em vários setores da economia. O setor de serviços se expandiu 0,6% e a agropecuária, mesmo com o longo período de seca, teve um avanço de 0,2%.
O verão quente, aliás, foi um dos grandes motivadores do bom desempenho da indústria, impulsionada pelo “consumo e produção de determinados bens (energia elétrica, bebidas, ventiladores, condicionadores de ar, etc.)”, disse a entidade em nota. A recomposição dos estoques após as vendas de fim de ano também foram consideradas um fator importante no resultado positivo da economia em janeiro.
Pelo lado da demanda, os investimentos (formação bruta de capital fixo) continuaram crescendo. De acordo com o indicador da Serasa, a alta foi de 2%. O consumo das famílias avançou 0,4% e os gastos do governo, 1,8%.
Embora positiva, a previsão da Serasa é inferior à do Banco Central (BC) no IBC-Br, considerado uma prévia do resultado oficial. Pelos cálculos da autoridade monetária, o PIB de janeiro cresceu 1,26% sobre o mês anterior.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.