Prévia da inflação de fevereiro é a maior em 12 anos, segundo IBGE
IPCA-15 é o mais alto registrado no mês de fevereiro em 12 anos. Mensalidades escolares e energia elétrica são os setores que mais puxaram a alta.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 24, o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial. O nível ficou em 1,33% no mês de fevereiro: 0,44% acima do mesmo indicador de janeiro deste ano. É o maior percentual do mês desde 2003.

O índice mede a inflação por meio dos produtos e serviços comercializados no varejo. O acumulado de 12 meses também subiu, com elevação acentuada, atingindo os 7,36%. Essa é a maior taxa desde 2005, quando ficou em 7,72%. Com mais esta prévia, o valor acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%, se consolida ainda mais.

Contudo, o próprio IBGE afirma que o resultado já era esperado para este período.

Tradicionalmente, o que mais puxa o aumento da inflação mensal de fevereiro é o setor de educação. O reajuste das mensalidades chegou a registrar uma alta de 7,29%, segundo o instituto. A peculiaridade deste ano é o custo atípico com energia elétrica, que registrou alta média de 7,7%. O setor vem sendo impactante desde janeiro e está diretamente relacionado à crise na distribuição e à implantação das bandeiras tarifárias.

Com informações da Reuters, Agência Brasil e do jornal O Globo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor