Preço dos imóveis dá sinais de queda para 2013
O preço dos imóveis pode estar em ritmo de queda no Brasil. Os indícios para essa afirmação ainda são pequenos, mas comprovados. Na região metropolitana de São Paulo os lançamentos de novos empreendimentos recuaram 30% e os preços já começaram a cair, segundo o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia. Além disso, dados recentes do Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados, o principal termômetro do mercado imobiliário brasileiro, mostraram queda no valor dos imóveis no Distrito Federal e em Fortaleza (1,1% e 1%, respectivamente).
“Foram dois anos de forte atividade, sendo que o mercado imobiliário tem um comportamento cíclico. Depois de muita força, é normal que ocorra queda nos lançamentos”, explicou Pompéia. Segundo ele, desde setembro começou a ficar perceptível uma pequena redução no preço de novos empreendimentos de casas e apartamentos.
A expectativa, segundo Pompéia, é que em 2013 esse ritmo permaneça, pelo menos no primeiro semestre: “Até meados do próximo ano, o preço deverá cair; no entanto, no segundo semestre esperamos uma leve recuperação”, acredita.
A revisão do Plano Diretor Estratégico da prefeitura de São Paulo, por exemplo, pode facilitar novas construções, aquecer o mercado e recuperar a quantidade de novos lançamentos. Segundo o diretor da Embraesp, isso pode levar a uma redução nos preços porque essa iniciativa vai possibilitar que várias áreas aumentem o potencial de construção afetado pelos critérios da última revisão, de 2002. “Haverá mais estoques para se construir, ou seja, mais espaço e assim os preços tenderão a diminuir. Será uma revisão bem-vinda”, explica.
Por enquanto, a única garantia das movimentações de preço do mercado imobiliário é que elas estão crescendo em ritmo menor e essas altas vêm ficando menos expressivas desde setembro.
Com informações do portal InfoMoney.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.